BORGES (José Ferreira).— CODIGO COMMERCIAL PORTUGUEZ. Porto. Typographia Commercial Portuense. 1836. In-8.º gr. de XIV-469 págs. E.
Obra basilar e célebre da bibliografia comercial portuguesa, da autoria de José Ferreira Borges, natural da cidade do Porto.
No início vêm reproduzidas duas cartas já reproduzidas na edição original: a primeira, do autor, dirigida "A Sua Magestade Imperial o Senhor D. Pedro Duque de Bragança", datada em Londres em 8 de Junho de 1833; a segunda, de 18 de Setembro do mesmo ano, em nome de D. Pedro, Duque de Bragança, assinada por José da Silva Carvalho, de aprovação do Código Comercial Português, nomeando Ferreira Borges Supremo Magistrado do Comércio e Juiz Presidente do Tribunal Comercial em segunda instância, "sem prejuizo de qualquer reconhecimento e galardão, que as Cortes vos hajão de decretar."
De págs. 401 até ao final, vêm os índices de capítulos e de assuntos, precedidos de uma carta assinada por José da Silva Carvalho datada de 18 de Setembro de 1833 e de um «Decreto» de D. Pedro, assinado por Cândido José Xavier, Agostinho José Freire e J. da Silva Carvalho.
Segunda edição, bastante invulgar.
Encadernação contemporânea inteira de pele, com dourados na lombada e nas pastas ao gosto da época. Embora ténues, o exemplar apresenta vestígios de humidade.