Collecçaõ // de ‘Decretos, Editaes’, // &c. &c. &c. // [vinheta tipográfica] // Lisbos, // NA TYPOGRAFIA ROLLANDIANA. // 1808. ‘Com Licença da Meza do Desembargo do Paço. In-4.º peq. de II-198 págs. inums. E.
Valioso conjunto de Decretos, Editais e outra documentação oficial, datados entre 17 de Novembro de 1807 e 11 de Abril de 1808, de grande importância para a história do início da primeira invasão francesa em Portugal.
O primeiro documento, em francês e português, assinado por Junot, começa do seguinte modo: “"Habitantes do Reino de Portugal. Hum Exercito Francez vai entrar no vosso territorio. Elle vem para vos tirar do dominio Inglez, e faz marchas forçadas para livrar a vossa bella Cidade de Lisboa da sorte de Copenhague"; o segundo documento, datado de 26 de Novembro de 1807, assinado pelo Príncipe Regente: “DECRETO. Tendo procurado por todos os meios possíveis conservar a Neutralidade, de que até agora tem gozado os Meus Fiéis, e Amados Vassallos, e apezar de ter exhaurido o Meu Real Erario (…) Vejo que pelo interior do Meu Reino marchaõ Tropas do Imperador dos Francezes e Rei de Italia, a quem Eu Me havia unido no Continente, na persuasaõ de naõ ser mais inquietado; e que as mesmas se dirigem a esta Capital (…) Tenho resolvido, em beneficio dos mesmos Meus Vassallos, passar com a Rainha Minha Senhora, e Mãi, e com toda a Real Familia para os Estados da America, e estabelecer-Me na Cidade do Rio de Janeiro até á Paz Geral. (…).
Encadernação da época, um pouco cansada.