FONSECA (Lília da).— O CORTE SEM MESTRE. Desenhos de Mário dos Remédios. Edições Universo, L.da. Lisboa. [II vol.: Desenhos de Vera Bordalo Pinheiro e Mário Mendonça. Figurinos de Gina Bonotto. Edições de Mãos de Fada. Lisboa. 1948]. 2 vols. In-8.º de 202-VI e 208 págs. B.
“O Corte sem Mestre não ficaria uma obra completa sem a publicação deste segundo volume. Enquanto o primeiro volume ensina as regras-base do corte, desde a maneira de tirar as medidas e o traçado das primeiras linhas para os moldes, até à realização completa de uma gola, de uma manga, ou de um casaco, este segundo livro vai mais além: na convicção de que quem o manuseia já possui os ensinamentos do primeiro volume, parte dos esquemas-base já feitos […] para ensinar as inúmeras construcções de mangas, golas, saias, ‘godets’, já incluidas no âmbito da alta costura. […] Para que a obra tenha o sentido lato e completo que pretendemos que ela tenha, foi incluido neste volume o ensino da saia-calça, de cintas e ‘soutiens’, bem como de roupa interior para homem: camisa, cueca e colarinho. Também nela foram alargados os ensinamentos para a construcção de roupa para criança pelo que fornecemos no presente livro tabelas de puerimetria pelas quais se vêem as medidas médias de todas as crianças normalmente desenvolvidas até à idade de treze anos. Elas ajudam a compreender e a bem executar os moldes de todas as peças de vestuário de crianças de várias idades, assim como as do recém-nascido, cujos moldes também estão incluidos neste livro. […]”.
O segundo volume é da primeira edição, sendo o primeiro da terceira, circunstância justificada pelo intervalo de sete anos, que medeia a publicação dos dois volumes e do sucesso editorial obtido no seu tempo.
Capa da brochura ilustrada por Mário dos Remédios.