[ASSUNÇÃO (Fr. José da)]. [Requeixo, Aveiro ? – 1841].— O DEFENSOR DA RELIGIÃO ‘Em Disputas com Incredulos’. 1836 [e 1837]. Lisboa. [Em diferentes tipografias]. 6 partes ou tomos. 3 vols. In-4.º peq. de 234-I; 234; 238; 244; 256 e 295 págs. E. em 3 vols.
Periódico bastante invulgar e interessante documento para a história do violento debate instalado na sociedade portuguesa oitocentista entre os defensores da Igreja Católica e os Liberais ou Constitucionalistas.
Publicado sob anonimato, este periódico foi por Innocêncio atribuído a Fr. José d’Assunção, natural do Requeixo, no bispado de Aveiro. “Missionário Apostólico, do Seminário do Varatojo; nomeado Bispo de Lamego pelo sr. D. Miguel (…). Impedido de exercer as funcções episcopaes á face do novo governo, teve de abandonar o bispado, e vindo para Lisboa viveu aqui durante alguns annos retirado, e quasi incognito, occupando-se na composição de varias obras doutrinaes e polemicas, que fez publicar sem o seu nome”.
Impresso em Lisboa, nas seguintes oficinas: Na Typografia de A. I. S. de Bulhões, Calçada de Santa Anna N.º 110; Na Typografia da Viuva Silva e Filhos, Calçada de Santa Anna N.º 74; Na Typografia de A. I. S. de Bulhões. Rua do Socorro de Cima. N.º 39. 1.º andar; Na Tipographia do P. B. L. C. da Cunha, Travessa Nova do Desterro N.º 23.
Para mais cuidada e desenvolvida informação acerca do autor e desta publicação, consultar «O Defensor da religião: contra o ideário da revolução francesa», de Pedro Vilas Boas Tavares, ‘In’ «Actas do Colóquio — A Recepção da Revolução Francesa em Portugal e no Brasil. Universidade do Porto, 1992.
Encadernações da época, com defeitos que não comprometem a solidez dos volumes. Assinatura antiga e carimbo de posse nos frontispícios.