FREIRE (António de Oliveira).— DESCRIPÇAM // COROGRAFICA // DO REYNO DE // PORTUGAL, // QUE CONTEM // HUMA EXACTA RELAC,AM DE SUAS PROVINCIAS, // Comarcas, Cidades, Villas, Freguezias, montes, rios, portos com // a sua situaçaõ, extensaõ, e limites, a qualidade de cada paiz, as // fortalezas, o numero, costumes, e commercio dos seus ha- // bitantes, as principaes dignidades Ecclesiasticas, os titu- // los honorificos de sua Nobreza, a serie, e acçoens // mais famosas de seus Reys, e tudo o mais memora- // vel desta antiga, e illustre Monarchia. // ‘DEDICADA’ // AO ILLUSTRISSIMO SENHOR // DOM MANOEL // DE LANCASTRO, // Duque de Banhos &c. // ‘COMPOSTA POR’ // ANTONIO DE OLIVEIRA // FREIRE. // [florão xilográfico] // LISBOA OCCIDENTAL // Na Officina de MIGUEL RODRIGUES, // Impressor do Eminent. Senhor Card. Patriarcha. // M. DCC. XXXIX.// ‘Com todas as licenças necessarias.’ In-8º gr. de XII-168 págs. E.
A propósito da autoria desta obra, admite Inocêncio tratar-se de nome suposto, acreditando ser o seu verdadeiro autor D. Vicente Maria “hespanhol de nação”, justificando assim o facto de esta obra não ter sido incluída na ‘Biblioteca Lusitana’ de Barbosa Machado que, “conforme o seu plano devia só compreender os escriptores nascidos em Portugal (…)”.
Primeira edição, bastante invulgar.
Confessa o autor que “Muitos Autores empregaraõ felizmente os seus disvellos neste mesmo assumpto, delles me vali, e particularmente do Padre Antonio de Vazconcellos, e de Manoel de Faria na sua descripçaõ de Portugal, de Gaspar Estaço nas suas Antiguidades Lusitanicas, de Luiz Marinho de Azevedo, de Christovaõ Rodrigues de Oliveira, e de Fr. Nicolao de Oliveira nas suas grandezas de Lisboa, do P. Antonio Carvalho da Costa, e do novissimo D. Luiz Caetano de Lima nas suas Corografias.»
Encadernação em carneira, da época, com falta do respectivo rótulo. Com uma mancha de água acastanhada que ofende as primeiras dez folhas iniciais.