MATOS (A. Campos).— DICIONÁRIO DE EÇA DE QUEIROZ. Organização e coordenação de… Caminho. [Editorial Caminho, S.A., Lisboa. 1988]. In-4.º de 646-II págs. E.
"Cabe à Editorial Caminho a edição do primeiro dicionário de autor literário em Portugal. Obra de caracter colectivo, nela participaram 36 autores, nacionais e estrangeiros, de diversas especialidades: literatura, sociologia. filologia, história, psiquiatria, psicanálise, gastroenterologia, arquitectura paisagística, genealogia, heráldica, grafologia, economia, musicologia, etc.
"Nela se aborda o essencial do que respeita à vida e obra de Eça de Queiroz: os acontecimentos históricos e literários do seu tempo, os seus mentores ideológicos e literários, os seus amigos, os seus descendentes, os factores respeitantes ao nascimento, vida estudantil, doença e morte, os textos – contos, novelas, romances, ensaios e páginas de jornalismo.
"Acerca de cada uma das suas obras encontrar-se-ão transcrições dos melhores analistas, a posição crítica do próprio autor, e ainda a bibliografia respectiva. (…)". Obra profusamente ilustrada com retratos, facsimiles de manuscritos, portadas de livros próprios e alheios, desenhos, etc.
Encadernação editorial, com sobrecapa ilustrada a cores com um retrato de Eça de Queirós por Rafael Bordalo Pinheiro.