TEIXEIRA (António José).— EM VOLTA DUMA ESPADA. Glórias Mirandesas. 1930. Imprensa das Oficinas de Fotogravura de Marques Abreu. Pôrto. In-4º de 31-I págs. E.
“Amontoam-se-nos as ideias em catadupas ao contemplarmos uma misteriosa espada encontrada nas ruínas do Castelo de Miranda do Douro (…). Pois foi essa espada que nos sugeriu a ideia de darmos à publicidade uma série de factos histórico-militares que muito interêsse devem ter, em nossa humilde opiniã, para todos quantos amam estas portuguesíssimas paragens e que desejam conhecer alguma coisa do seu passado. (…)”
Edição ilustrada em 10 folhas de papel ‘couché’ impressas em ambas as páginas, com fotografias e desenhos que documentam os assuntos abordados.
Capítulos: Glórias Mirandesas; A Restauração; Guerra da Sucessão; Guerra dos sete anos — Guerra do Mirandum. Campanha de 1762; Nótulas Históricas e Varões de que falam as Relíquias de Miranda do Douro, nas Artes, na Política, na Religião, Nas Ciências e Literatura, Nas Armas, Outros patriotas ilustres, Alcaides do Castelo de Miranda.
COM DEDICATÓRIA DO AUTOR.
Encadernação executada nas oficnas ‘Fersil – Porto’, com larga lombada de pele decorada com ferros gravados a ouro em ‘casas fechadas’, rótulos e nervuras, . Carminado à cabeça e com as restantes margens intactas.
Capa da brochura ilustrada com um desenho assinado D. B. Vinhas.