ORTIGÃO (Ramalho).— AS FARPAS. (Edição integral). Com um estudo de Augusto de Castro. 1943-1946. Livraria Clássica Editora. Lisboa. 15 vols. In-8.º B.
Volumes integrados na apreciada colecção das «Obras Completas de Ramalho Ortigão», “alta figura da nossa história literária, cujos ensinamentos e reflexões, críticas e retratos, descrições de paisagem e visão de costumes reflectem um temperamento poderoso de escritor em quem se reúnem, fundidos num dos mais fortes, elegantes e claros estilos da prosa portuguesa de todos os tempos,o esteta e o educador, o espírito progressivo e o tradicionalista consciente, o reformador de hábitos rotineiros e o conservador das expressões belas do passado, e cuja linguagem, renovada audaciosamenteem cada página, mantém, todavia, a limpidez e a harmonia, a perfeição e a justeza dos grandes Mestres clássicos.”
Edição completa, constituída pelos “onze volumes aparecidos de 1887 a 1890 , acrescida das ‘Últimas Farpas’, pòstumamente reunidas, e completada com as páginas da edição original — os famosos caderninhos mensais de 1871 a 1882 — não incluídas nas estampagens posteriores. Pretende-se, desta forma, dar o panorama integral da colaboração de Ramalho na célebre publicação, que marca uma fase fundamental da crítica das ideias no nosso país. (…)”.