VIRUES E SPÍNOLA (D. José Joaquin) [1770-1840] [Trad. GRAÇA (Fructuoso Luis Martins da)].— GENEUPHONIA OU GERAÇÃO DA CONSONANCIA MUSICAL. (…). Adoptado pelo Conservatorio de Musica para unico methodo de ensino de Harmonia, Contraponto e Composição. 1876. Coimbra. Imprensa da Universidade. In-4.º de 132-II págs. E.
Peculiar e muito polémico tratado de harmonia, contraponto e composição, pela primeira vez publicado em Madrid [Imprenta Real] em 1831, um ano após a fundação do Real Conservatório de Música de Madrid. Em colaboração com Francisco Piermarini, Director deste Conservatório, Virués de Spínola participou na redacção do regulamento desta instituição académica, assim como no discurso de inauguração. O seu tratado ‘La Geneuphonía’ foi o adoptado nesta instituição: “(…) o illustrado director D. Francisco Pernarini [sic] e os professores do estabelecimento, procurando escolher quaes ‘methodos’ deviam adoptar-se como melhores para o ensino de cada ‘classe’, concordaram em que, para ‘harmonia, contraponto e composição’, ensino a cargo do celebre D. Ramon Carnicier, convinha a presente Geneuphonia, não só porque o seu merito sobreleva a todos os outros ‘methodos’, mas ainda porque era uma obra hespanhola e assim merecia ser estreiada no conservatorio hespanhol, ao mesmo tempo que a arte estreiava este brilhante donativo da munificencia régia. (…)”.
Virués de Spínola, distinto militar, literato e musicógrafo espanhol, deixou publicadas várias obras, entre as quais ‘La Henriada’, em verso castelhano, traduzida do poema de Voltaire; ‘Cartilha armónica ó el contrapunto explicado en seis lecciones’, “Era caballero de las órdenes de Calatrava y de San Juan, maestrante de la Real de Ronda, y se hallaba condecorado con multitud de cruces militares y civiles. Pertencia á las Reales Sociedades Económicas de Motril y Sanlúcar de Barrameda; era individuo de la Real Academia de Nobles Artes de San Fernando, de la Filarmónica de Bolonia, em el clase de maestros de capilla de honor, y maestro, asimismo de honor, del Real Conservatorio de Madrid.”[’In’ Enciclopedia Universal Ilustrada Europeo-Americana – Espasa Calpe].
Edição portuguesa dedicada a José Paes dos Santos Graça, “distincto medico e excellente philarmonico natural de Vagos” [Aveiro], cuja tradução se deve a Fructuoso Luiz Martins da Graça: “Natural de Bragança, servi o meu paiz por espaço de dezesete annos em constantes correrias, tanto neste como no reino vizinho, e a final estabeleci o meu domicilio n’esta villa [Anadia], onde, pelo agradavel da paizagem que a circumda e pela obsequisa maneira como tenho sido tratado por todos os seus ‘habitantes’, tornando-se notavel, pela protecção que me tem dispensado, o venerando CONDE DA GRACIOSA e sua estimavel familia, tenho achado conforto e auxilio aos meis pezares.
“Durante a minha peregrinação por Hespanha e de passagem pela cidade de Valladolid, alli estava Don José Joaquim de Virues e Spinola, mathematico profundo e philosopho esclarecido; era tambem versado na arte de Euterpe, e tanto que compoz um novo methodo de musica, por elle denominado GENEUPHONIA.
“Pude obter a propriedade do original, que até agora tem sido desconhecido; e não querendo que continue a sel-o, resolvi traduzil-o para a lingua patria e dar-lhe publicidade, satisfazendo com isso, em parte, um dos desejos do auctor. (…)”.
Edição composta por três tratados: 1.º Methodo theorico e pratico para o ensino dos alumnos; 2.º Exhibição e analyse da nova hypothese geneuphonica; 3.º Applicação pratica d’este systema a todo o tratado de harmonia de Mr. Catel.
Exemplar com algumas anotações e sublinhados a lápis, com uma assinatura de posse de Joaquim Pinto Ribeiro, datada a 16/3/90.
Encadernação da época com lombada de pele.