JORGE (Ricardo).— A INTERCULTURA DE PORTUGAL E ESPANHA NO PASSADO E NO FUTURO. Conferência plenária proferida a 27-6-1921 no Pôrto, perante o Congresso Scientífico Luso-Espanhol. Com um prefácio da Professora D. Carolina Michaelis de Vasconcelos. Porto. 1921. In-8.º gr. de XXXIV-58 págs. B.
Acompanhado de muito extenso e interessante prefácio de Carolina Michaëlis de Vasconcelos: “No salão de festa da Escola Médica não me foi dado manifestar ao ilustre homem de sciência, cercado de admiradores e entusiastas, quanto me agradaram as suas tão apropriadas e eloqùentes considerações sobre a unidade fundamental dos dois povos irmãos e vizinhos.
“Só intimamente regozijei-me com os lúcidos comentários ao dito, já quasi quatro vezes secular, mas novamente oportuno, do Humanista André de Resende: ‘Hispani omnes sumus’.
“cuja linguagem erudita Almeida Garrett nacionalizaou, por ocasião do seu ‘Camões’, repetindo: «Somos Hispanos, e devemos chamar Hispanos a quantos habitamos a península hispánica”.
“Quem negará que hoje, nos confusos e tristes tempos depois da guerra, tais legendas pacificadoras, humanizadoras, sejam necessárias, tornadas de particulares, geral e profundamente europeias ou mundiais?”