BENING (Simon) [1483-1561].- [EL LIBRO DEL GOLF. No fim: M. Moleiro Editor, S. A. 2004]. In-4.º de [VI]-XXX-[V] ff. E.
Preciosa reprodução facsimilar do maravilhoso códice quinhentista da autoria de Simon Bening, [co-autor, com António de Holanda da ‘GENEALOGIA ILUMINADA DO INFANTE DOM FERNANDO’], que se caracteriza pela série de iluminuras coloridas com corantes naturais e outros materiais nobres como o ouro, a prata, o lápis-lazuli, etc. que ilustram muitas das actividades quotidianas do século XVI, ao lado de cenas que representam cenas da Vida de Cristo. “Es imposible permanecer indiferentes ante la fuerza de las imágenes en la escena del beso de Judas y la espontaneidad de San Pedro al cortar la oreja a uno de los soldados. La fragilidad y la divindad de Cristo caminam unidas ante Poncio Pilato.” [ff. 4].
A par destas impressionantes representações bíblicas, são de grande valor etnográfico e artístico também as miniaturas que se encontram no pé de página e que representam alguns passatempos próprios da época. Entre estas, merece especial destaque aquela que deu nome ao códice e representa crianças num jogo de Golf [ff. 27], não sendo no entanto de menos interesse ou beleza as que representam cenas de caça, falcoaria, jogos populares, músicos, agricultores, pastores, vindimas, as matanças do porco e do boi, a tosquia das ovelhas, etc.
De não menor valor artístico, são também as inúmeras letras iniciais ornamentadas, orlas, fios ou cercaduras utilizadas na composição das respectivas páginas.
“Edición primera, única e irrepetible, numerada y limitada a 987 ejemplares autenticados notarialmente”.
Peça de grande significado cultural e artístico, com lugar em qualquer exigente biblioteca particular e indispensável em bibliotecas públicas e universitárias.
Facsimile ‘quasi-original’ acompanhado de um volume inteiramente dedicado ao estudo deste importantíssimo pintor e à pintura do seu tempo da autoria de Carlos Miranda García-Tejedor.
Luxuosa encadernação em pele de cabra e imitativa da que protege o códice manuscrito conservado na British Library, resguardada por um estojo de pele, gravado a ouro e com nervuras.