O LIVRO DO REPORTER X. [Esboço de uma vida]. Com 30 grevuras em «hors-texte». Agencia Editorial Brasileira. Lisboa. [S. d.] In-8.º gr. de 179-III págs. B.
Livro publicado em memória de Reinaldo Ferreira [Reporter X], coordenado por Mário Domingues: “[…] Tentei evitar, quanto possível, que do conjunto de colaborações desinteressadas, que tão prontamente acorreram ao meu apêlo, resultasse o fastidioso ‘In Memoriam’, em que é de uso alguns amigos — muito comovidos pela triste sorte do homenageado e pouco zelosos da paciência do público — repetirem monòtonamente os mesmos episódios banais, as mesmas anecdotas insignificantes, as mesmas ninharias baratas e as mesmas pilhérias de mau gôsto sôbre a existência de um pobre mortal que, Além, já não pode erguer o seu protesto contra a sensaboria.
“Quis, pelo contrário, que êste livro recolhesse apenas, evitando repetições, os materiais dispersos na memória dos amigos mais íntimos com que fôsse possível fazer a reconstituição viva, palpitante, da personalidade inconfundível de Reinaldo Ferreira […]”.
Edição documentada em folhas à parte com fotogravuras, cuja colaboração é prestada por Adelino Mendes, Aguinaldo Escaleira, Belo Redondo, Cristiano Lima, Emília de Sousa Costa, Ferreira de Castro, Herculano Nunes, João de Sousa Fonseca, Mário Domingues, Mário de Figueiredo, Mário Monteiro, Óscar de Carvalho Azevedo, Rocha Martins e Sousa Costa.
Capa da brochura ilustrada com um retrati de Reinaldo Ferreira. Assinado no frontispício.