BAST (Amédée de) [Trad. MAGALHÃES (Mateus Luis Coelho de)].— MARAVILHAS DO GENIO DO HOMEM. Descobrimentos e Invenções, Descripções Historicas Divertidas e Instructivas, Sobre a Origem e Estado Actual dos Descobrimentos e Invenções mais Celebres. Por… Versão portuguesa de Matheus Luiz Coelho de Magalhães. Annotada por Innocencio Francisco da Silva. Lisboa. José Maria Corrêa Seabra, Editor. 1863. 2 vols. In.-8.º de VIII-310-VI e [II]-330-VI págs. B.
Raríssima edição, cuja tradução cremos ser da autoria de Mateus Luis Coelho de Magalhães, prefaciada J. M. Latino Coelho e com extensas e interessantes anotações de Innocêncio Francisco da Silva.
Henrique de Campos Ferreira Lima refere-se a esta obra nos «Subsídios para um dicionário bio-bibliográfico dos calígrafos portugueses» dizendo: “A história da caligrafia em Portugal está feita, nas suas linhas gerais, pelo erudito autor do ‘Diccionario biobibliográfico’, Inocêncio Francisco da Silva, numa das suas interessantes notas à versão portuguesa, devida a Mateus Luís Coelho de Magalhães, do livro de Amedée de Bast ‘Maravilhas do génio do homem’ […].
No ‘Dicionário Bibliográfico Português’, Innocêncio regista esta obra em nome Matheus Luiz Coelho de Magalhães [Tomo XVII, págs. 12].
Os capitulos desta obra, profundamente enriquecidos com as ‘Notas Suplementares’ do ilustre bibliógrafo Inocêncio Francisco da Silva são os seguintes: A Pólvora; A Agricultura; O Magnetismo; O Vapor; A Imprensa; Os Poços Artesianos; A Batata ou o pão dos pobres; A Música; Os Balões Aerostáticos; O Gaz Hidrogénio; A Medicina; Os Telégrafos; Os Caminhos de Ferro, Astronomia, A Relojoaria, A Navegação, As Cartas Alfabéticas; A Olaria, Os Tecidos; A Arquitectura, A Pintura, A Escultura, A Física, AQuímica, As Minas, As Moedas.
Primeiro volume com falta da capa da brochura posterior e falta parcial da anterior,