PIMENTEL (Diogo Pereira Forjaz de Sampaio) [1817-1885].— MEMORIAS DO BOM JESUS DO MONTE. Coimbra: Imprensa da Universidade. 1844. In-4.º de VIII-83-I págs. E.
Primeira e muito rara edição de uma das muito apreciadas espécie bibliográficas bracarenses, especialmente estimada e valiosa por apresentar um interessante conjunto de sete estampas litográficas que quase sempre faltam nos poucos exemplares aparecidos no mercado.
José Manuel da Silva Passos publicou um interessante artigo a propósito das muito distintas edições das «Memórias do Bom Jesus do Monte», na revista «Mínia» [n.º 5, III série] de onde extraímos as primeiras linhas: “Dentre a vasta bibliografia publicada sobre a cidade de Braga há uma obra que, pela ternura e carinho com que foi feita, merece devido destaque.
“Refiro-me às «Memórias do Bom Jesus do Monte» da autoria de Diogo Pereira Forjaz de Sampaio Pimentel (1817-1885). A primeira edição data de 1844, impressa em Coimbra na Imprensa da Universidade, ornada com sete estampas litografadas em extra-texto, cinco das quais da autoria de A. P. Cardoso Cruz e duas, referentes ao templo do Bom Jesus, de Caetano, todas executadas na Litografia de Santos, Largo do Conde Barão, n.º 21, em Lisboa. As estampas foram gravadas por Cagyiami. (…)”
Encadernação com lombada de pele, decorada com nervuras e bonitos ferros gravados a ouro.