[CUNHA (Padre Manuel Pina da)].— PEDAÇOS JUSTIFICATIVOS // MUITO ANALOGOS // A’S // CIRCUNSTANCIAS DO TEMPO. // OFFERECIDOS // AOS VERDADEIROS AMANTES // DA // SANTA LIBERDADE // POR // ‘SIMPLICIO SIMPLICITER SIMPLEX.’ // [linha de enfeite] // LISBOA. // [linha de enfeite] // ‘Na Imprensa da Rua dos Fanqueiros N.º 129 B.’ // ANNO 1824. In-4.º de VI-48-[II] págs. Desenc.
Com o pseudónimo ‘Simplício Simpliciter Simplex’ publicou ainda Manuel Pina da Cunha outro folheto, também de carácter político, intitulado ‘Virar das Casacas ou Carta de Manuel Henriques Sanhudo a seu Tio do mesmo nome’.
“Muito amados Collegas, amantes da Santa Liberdade. Dois grandes partidos tem figurado na Europa, ha meio século, com bastante prejuízo da humanidade: o primeiro, que se diz ‘o antigo’, defende que he elle o amante da Santa Liberdade. (…) O segundo, que se chama ‘moderno’, sustenta que não ama a Santa Liberdade quem vive de prejuízos, e não se conduz pelas regras do direito natural. (…) Os dois partidos, ‘amigo liberal, antigo e moderno’, ambos defensores da Santa Liberdade, no calor do argumento obrarão prodígios, e vão enchendo o mundo de sangue. Nesta lucta cruel, dedicando estes fragmentos ou pedaços, que me esquecerão no portacollo, a meus Collegas, amantes da Santa Liberdade; como ainda esteja indeciso quem sejao os filhos desta mãi deliciosa, e como a espada vai decidir a questão, logo que termine a desavença, entende por legítimos os que restarem depois da bulha. Aos vencedores offereço estas Memorias: = Huma Carta apresentada na Assembléa Nacional de França, escrita pou huma mulher Franceza, que ousadamente se chama liberal, com taes atgumentos, que lhe não sei responder: O Salutifero Aviso, qur hum Peregrino dá a Portugal, a fim de neste Reino propagar a devoção da Santa Liberdade: Outra Carta de hum Rei Liberal a hum Filosofo Livre, que foi seu Mestre, em que lhe expõe os meios de fazer livre a todo o mundo: Pedaços insignificantes, porém muito consideráveis na epocha presente (…)”.
Com interesse para a história das ideias e debate entre jansenistas e filosofistas.