LICHNOWSKY (Principe).— PORTUGAL. Recordações do anno de 1842. Traduzido do allemão. Lisboa. na Imprensa Nacional. 1844. In-8.º gr. de V-I-207 [aliás 195]-I págs. Desenc.
Primeira e muito rara edição portuguesa deste curioso e muito interessante livro sobre Portugal.
Segundo Castelo Branco Chaves "A obra do príncipe de Lichnowsky despertou grande interesse em Portugal. Num período de acesa luta política, ela oferecia aos portugueses os juízos de um estrangeiro distinto sobre os seus homens de governo, as paixões políticas que os agitavam e dividiam, o estado do país e o caracter da nação". [Texto extraído do prefácio à terceira edição, publicado pelas Edições Ática].
Referências a Vigo, «Os Gallegos», «Mindello e o desembarque de D. Pedro em 1832», Berlengas, Lisboa, Teatro de S. Carlos, Duque da Terceira, «Seges, Ruas, e Cães» de Lisboa, Coimbra, Queluz, Aqueduto de Alcântara, «Quintas nos arredores de Lisboa», Palácio das Necessidades, «Procissões, e ingerencia do Clero na Politica», Corridas de touros, Arrábida, Palmela, Setúbal, Belém, Ajuda, Castelo de Palmela, Setúbal e Troia, «Calhariz e Azeitão», Palácio da Pena, Cintra, Seteais, Mafra, Figueira, Mondego, Aveiro, Ovar, Braga e Guimarães, Bussaco, Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, etc.