PORTVGALIA. Materiaes para o estudo do povo portuguez. Director – Ricardo Severo. Redactor em chefe – Rocha Peixoto. Imprensa Moderna. Porto. 1899-1908. 2 vols. In-4.º gr. de X-886-II e IV-698-II págs. E.
Notável publicação de “ARCHIVO NACIONAL de materiais para o estudo do povo portuguez, monographias de inquerito a toda uma collectividade desde as suas origens, considerando o individuo, as raças, os povos, na sua naturesa intima e modos de ser, usanças, civilisações, historia…
“Admittida a nação portuguesa actual como um organismo ethnico com vida propria independente — com rasões de ser de ordem ethnologica e historica — procura-se estudal-o por todos os seus aspectos, definindo a naturesa e relações dos proprios elementos, a physiologia, a mesologia da sua vida organica e ‘habitat’, acentuando os caracteres especificos que formam e explicam actualmente os typos nacioniaes.
Monografias gerais e parcelares sobre PALEONTOLOGIA E PALETNOGRAFIA: Origens éticas do Povo Português. Civilização primitiva desde os tempos ditos Eolíticos. Arqueologia pré-histórica. Os tempos proto-históricos: A idade dos Metais; As cividades e os Castros; Mapa da sua distribuição, A época luso-romana: Vias e estações militares; monumentos; as necrópoles. Mapa Palenológico do Paiz. ANTROPOLOGIA E ANTROPOMETRIA: Raças primitivas da Lusitania; A População Portuguesa. Seus caracteres antropométricos: Craneometria, Estaturas, etc.; côres dos olhos, cabelos e pele. Mapas dos caracteres antropologicos das várias regiões do Paíx. Destrinça das influências etnicas que determinaram a formação do português actual. Estesiometria. Demografia. ETNOGRAFIA E FOLCLORE: As tradições populares. Habitação do povo português. Alimentação; recursos naturais do solo. Vestuário, Mobiliário doméstico. O trabalho. A vida, a economia e a alfaia agrícolas. A caça. A pesca, As indústrias populares no presente e no passado. Estética popular: a arquitectura, a escultura, a pintura, a literatura, a música e a dança. Formas sociais. Formas da vida religiosa. Formas da vida especulativa. ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA: Estudos subsidiários e complementares dos anteriores. Epigrafia. Numismática.
Principal colaboração e artigos: Alberto Sampaio [As «Villas» do Norte de Portugal; As Póvoas marítimas do Norte de Portugal]; A. dos Santos Rocha [As Arcainhas do Seixo e da Sobreda]; Fonseca Cardoso [O Minhoto de Entre Cavado e Âncora; Castro Laboreiro (Ensaio Anthropologico); O Poveiro. Estudo Anthropologico dos Pescadores da Povoa de Varzim]; F. Adolfo Coelho [A Pedagogia do Povo Português]; F. Martins Sarmento [A Arte Mycenica no Noroeste de Hispanha]; Hermílio Alcalde del Rio [Las Pinturas y Grabados de las Cavernas Prehistoricas de la Provincia de Santander (Altamira – Covalanas – Hornos de la Peña – Castillo)]; José Fortes [A Necrópole Dolmenica de Salles (Terras de Barroso); As Fíbulas do Noroeste da Peninsula]; J. da Silva Picão [Ethographia do Alto Alentejo (Concelho d’ Elvas)]; Luís de Magalhães [Os Barcos da Ria de Aveiro]; M. Vieira Natividade [Grutas de Alcobaça]; Ricardo Severo [As Necropoles Dolmenicas de Traz-os-Montes; O Thesouro de Lebução (Traz-os-Montes)]; Ricardo Severo e Fonseca Cardoso [O Ossuario da Freguezia de Ferreiró; Estações Pre-romanas da Idade do Ferro nas visinhanças da Figueira]; Rocha Peixoto [Palheiros do Littoral; As Olarias de Prado; Illuminação Popular; Tabulæ Votivæ (Excerpto); O Traje Serrano (Norte de Portugal); As Filigranas]; Sousa Viterbo [Subsídios para a formação do Refraneiro ou Adagiario Portuguez]; Teófilo Braga [Sobre as Estampas ou Gravuras dos Livros populares portuguezes].
Para além dos artigos e autores acima citados, é também muito relevante a colaboração dispersa entre as extensas secções de «Vária», «Notícias» e «Bibliografia».
Publicação periódica de grande apuro tipográfico, impressa em papel de excelente qualidade e enriquecida com centenas de ilustrações intercaladas nas páginas do texto e impressas em separado, sendo algumas destas a cores.
Encadernações de pele inteira, gravadas a ouro e prata nas lombadas e pastas. Carminado à cabeça e com as restantes margens intactas. Com um pequeno defeito na charneira da pasta da frente do II Tomo.