VIDAL (Mário).— [PROJECTO DUM SANTUÁRIO. Sambade. Alfandega da Fé. Bragança.]. 1 pasta de arquivo, na capa da frente identificada com um rótulo colado com as indicações do seu teor, constituído por XXX ff. mimeografadas e XV ff. desdobráveis em papel de engenharia com os respectivos projectos arquitectónicos.
Projecto de construção de um Santuário em honra de S. Sebastião, na freguesia de Sambade, concelho de Alfandega da Fé no distrito de Bragança.
“A Junta de Freguesia daquela progressiva povoação, tendo em atenção de que a Igreja Paroquial, considerada monumento nacional, necessitava de uma zona de protecção livre de quaisquer construcções, para assim poderem ser realçadas as suas linhas arquitectónicas, e existindo junto áquela Igreja, uma pequena capela quase em ruinas erigida ao Martir S. Sebastião, resolveu demolir esta, entronizando então aquele Santo numa Capela condigna e num lugar sobranceiro a toda a povoação, onde anualmente se realizarão as respectivas solenidades liturgicas. (…)”.
Documento completo, constituído por 30 folhas mimeografadas com a respectiva ‘Memória Descritiva e Justificativa’, assinada pelo Arquitecto Mário Vidal, datada em Bragança, em Dezembro de 1950, seguida dos respectivos projectos arquitectónicos, desenhados e coloridos sobre papel de engenharia transparente, todos eles devidamente rubricados por Mário Vidal.