REFLEXOENS // PARA SERVIREM DE CONTINUAÇÃO // Á // CARTA // DO // PAROCHO POBRE. // POR // UM RELIGIOSO PATRIOTA. // [brasão com as armas de Portugal] // COIMBRA, // NA IMPRENSA DA UNIVERSIDADE. // 1821. // [travessão de enfeite] // ‘Com Licença da Commissão de Censura. In-8.º de 12 págs. Desenc.
“Publicou-se na Imprensa desta Universidade um folheto, que trata de defender e elogiar os Frades com uma inducção para estes serem os Professores das primeiras aulas da instrucção publica. O seu titulo he: ‘carta remettida ao Astro Lusitano’. As melhores obras precisão muitas vezes de reflexões; e eu as julgo necessarias á dita Carta, para o Publico melhor poder ajuizar sobre a materia: visto que um povo livre deve conhecer os negocios, que lhe dizem respeito. Sejão ellas do agrado dos homens liberaes e imparciaes, aos quaes as dedico, como meus companheiros, que são na causa da liberdade da Patria. (…)”.
Para maior rigor bibliográfico informamos que a ‘carta remettida ao Astro Lusitano’ acima mencionada, se refere provavelmente à «Carta ao Redactor do Astro da Lusitania sobre os Regulares», impressa na Real Imprensa da Universidade, também em 1821.
Consultada a PORBASE, apenas detectamos um exemplar conservado na Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa.