REVISTA DE ESTUDOS HISTÓRICOS. Boletim do Instituto de Estudos Históricos da Faculdade de Letras do Porto. Director: Prof. Damião Peres. [1.º Ano, Janeiro a Junho de 1924 a 3.º Ano, Janeiro a Dezemvro de 1926]. 7 fascíc. In-8.º B.
Colecção completa deste interessantíssimo períódico, cuja colaboração contou com alguns dos mais importantes investigadores do seu tempo e versou assuntos da história, da literatura, da numismática, arquelogia e antropologia.
Colaborado por Damião Peres [O desembargador João Leitão, primeiro governador geral da Madeira; Em tôrno de uma lenda do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra; Uma moeda indo-portuguesa do tempo de D. Manuel; o problema dos governadores gerais da Ilha da Madeira; Uma moeda inédita de D. Fernando; O meio real grosso de D. Afonso V; Uma carta de D. António, Prior do Crato; Um dinheiro inédito; Os capitães-donatários da Madeira no tempo de D. Manuel]; J. Teixeira Rego [Os animais agradecidos nos contos populares e o dilúvio; Um problema da história literária; Mendes Corrêa [Ensaio sôbre a idade do bronze em Portugal; Nótulas arqueológicas, Estação luso-romana em Fiães; A lealdade duma Rainha portuguesa]; A. de Magalhães Basto [O Pôrto contra Junot; Na morte de um Rei; Um diplomata português na côrte de Luis XIV]; Pedro Vitorino [Acêrca de duas insignias religiosas; o dolmen de Zêdes; Três inscrições medievais; Azulejos datados; O arco de Santo António do Penedo]; Ângelo Ribeiro [A «Maria Stuart» de Schiller]; Edgar Prestage [O papel da diplomacia na luta entre portugueses e holandeses pela posse do Brasil (1641-1661)]; Paulo Merêa [Quando começou D. Afonso Henriques a intitular-se Rei?]; Ludovico de Menezes [O Feito de Ourique]; A. de Barros Basto [H’ad Gadiah (Influências hebraicas no folclore português].
Capa da brochura do fascículo nº 1 (2.º ano) solta e com defeitos marginais; com falta da capa da brochura do fascículo relativo aos n.ºs 1-3 (3.º ano).