LIVIO, (Tito) – [Português].— RUY DE CARVALHO: UM ACTOR NO PALCO DA VIDA. Novo Imbondeiro. Lisboa, 2005. [Stelicor – Estúdio Gráfico, Lda.]. In-fólio de 101-III págs. B.
Tito Lívio: "Ruy de Carvalho é um dos grandes do teatro português. Por márito próprio. Porque possui essa admirável qualidade de, servindo os textos e respectivas personagens, lhes dar o rosto, o corpo e a voz adequadas. Tem ainda, num país onde tal é bem difícil, sabido gerir, de uma forma coerente e militante (Teatro Moderno de Lisboa de que foi um dos fundadores), uma carreira em que se tem revelado um comediante polifacético, dos palcos ao cinema e televisão, do drama à comédia, do musical à ficção televisão.
"Mas é, sobretudo, um homem bom e generoso, para quem fazer teatro é um serviço público, e que consegue ter uma palvra amável para todos e cada um. Porque, sendo simples e desprtensioso, fala a linguagem dos afectos. Daí, que mais dos que as numerosas distinções que possui, o prémio que mais valorize sejam os aplausos e a admiração do seu enorme e heterogéneo público.
"Ruy de Carvalho: Um actor no Palco da Vida" é assim o percurso de um homem que marcou os últimos cinquenta anos do nosso teatro, mas também o relato de um estilo de vida, uma muito peculiar maneira de ser e de estar no mundo, uma viagem por diversos palcos, mas, acima de tudo, porque aquele que é de todos o mais duro e importante – o palco da vida."
Álbum biográfico de magnífica qualidade gráfica, estando nele registado um grande número de fotografias a negro e a cores de Ruy de Carvalho desde a sua meninice até aos momentos da sua vida de grande actor, terminando com uma fotografia que o representa como Rei Lear.
O volume, de excelente qualidade gráfica, abre com um Prefácio de Urbano Tavares Rodrigues, onde o seu apreço pelo actor fica admiravelmente registado.
Com uma dedicatória alheia ao actor, manuscrita numa folha de guarda.