MACEDO JÚNIOR (Diogo José de) [MEM BUGALHO].— SOARES DOS REIS. (Recordações). Colaboração fotográfica de Camilo José de Macedo. Pôrto. Marques Abreu – Editor. 1937. In-8.º gr. de XVIII-85-III págs. B.
"Triénio funesto para a Pátria, o assinalado pelo suïcídio de Soares dos Reis (1889), Camilo Castelo Branco (1890) e Antero de Quental (1891)! Dêste grupo que cumpriu tão belo e simultâneamente trágico destino, o primeiro, o Estatuário, é, de-certo, o menos biografado.Perdeu-se a recordação de grande parte da sua vida íntima, sendo difícil reconstituir hoje — num instante ainda tão próximo da sua passagem pelo mundo — a figura do Artista, seu génio inquieto, ansioso na demanda de um ideal que a Desgraça não deixou prosseguir…..! […].
“Quando Diogo José de Macedo Júnior publicou em 1920 no ‘Comércio do Pôrto’ uma série de artigos consagrados a SOARES DOS REIS — que eu conservei como do mais interessante que se disse àcêrca do Artista — lembro-me de lhe ter expresso o meu desejo que tal colaboração fôsse reünida em volume, para se não perderem, assim dispersos num diário, os dados biográficos cheios de flagrância que a sua culta sensibilidade dedicadamente escreveu. […].
“O leitor encontrará muito de inédito nas suas páginas, avivadas ainda por um documentário de ilustrações que intimamente se ligam à vida e obra de SOARES DOS REIS, o Génio que da sua terra de oleiros fez uma grande oficina de escultores…..” [’in’ «Prefácio» de Aarão de Lacerda].
Cuidada edição — dada à imprensa por Marques Abreu — ilustrada em folhas de papel ‘couché’ com a reprodução de importante iconografia e reproduções fotográficas tiradas na oficinas de fotografia, «Sala & Irmão – Pôrto»; «A. Filon – Lisboa»; «Bobonne – Lisboa» e «Emílio Biel & C.ª – Porto».