CYMBRON (Luisa) & VASCONCELOS (Ana Isabel) [coord.].— O VELHO TEATRO DE S. JOAO (1798-1908). Teatro e Música no Porto do longo século XIX. Edições Afrontamento. Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. [2020]. In-8.º de 495-I págs. B.
“Na génese deste livro, está um ‘puzzle’ de investigações parcelares sobre o S. João, não se tendo ainda conseguido ajustar todas as peças de forma a proporcionar um panorama integral desse passado. Não se pretendeu, assim, escrever uma história deste teatro e de tudo o que nele teve lugar, tarefa que teria requerido uma equipa de investigadores mais alargada, em especial para a áres do teatro declamado. O que propomos é apenas – e pragmaticamente – um conjunto de olhares sobre aspectos da vida do teatro, procurando, através deles, resgatar a sua história do esquecimento a que tem sido votada. (…)”.
Do índice: O Teatro de S. João e a sua envolvente urbana: a construção da cidade a partir do edifício do teatro [Luis Soares Carneiro]; O bairro teatral [Daniel Rosa]; Teatro e política: as primeiras década [José Camões]; Da inauguração aos alvores do Miguelismo: actividades teatrais e repertórios do Teatro de S. João (1798-1827) [David Cranmer]; O teatro declamado no S. João oitocentista: uma extensão da capital? (Ana Clara Santos e Ana Isabel Vasconcelos]; Em torno da «questão das damas»: rivalidades e intrigas entre empresários, administradores e cantores no Teatro de S. João durante a temporada de 1848-1849 [Pedro Couto Soares]; A sala de concertos do Porto do Romantismo [Ana Maria Liberal]; Verdi nos teatros de S. João e de S. Carlos: impacto da sua obra na imprensa [Maria José Artiaga]; A importância de ser do Norte: o Teatro de S. João e os compositores portugueses do Liberalismo [Luísa Cymbron]; Espaço público como ‘habitus’ de educação e cultura: o Teatro de S. João do Porto enquanto palco de realização lírica (1865-1891) [Jorge Alexandre Costa]; As temporadas de Verão no Teatro de S. João e a recpção portuguesa de Offenbach (1865-1868) [Filipe Gaspar]; «Adelina vai à ópera»; uma leitura musicológica de ‘Margarida’. ‘Scenas da vida contemporânea’ de Júlio Lourenço Pinto [Paulo Ferreira de Castro]; O crepúsculo do velho Teatro S. João. Wagner, Puccini e a chegada da modernidade [Bárbara Carvalho e Isabel Pina].