CUNHA (Casimiro Candido da).— CATALOGO DA PRECIOSA LIVRARIA, ANTIGA E MODERNA, QUE PERTENCEU AO DISTINCTO BIBLIOPHILO E BIBLIOGRAPHO ANNIBAL FERNANDES TOMAZ, que será vendoda em leilão […], sob a direcção de Casimiro da Cunha […]. Obras impressas sobre todos os assumptos. Collecção de: — Guerra Peninsular — Camoneana — Judaica — Bibliographia — Jesuitismo — Inquisição — Biographias — Manuscriptos, etc. Edições vulgares, raras e rarissimas. Exemplares Unicos! Tiragens em papeis: — Japãp — Whatman — China — Velino, etc. 1912. Composto e impresso no Centro Typographico Colonial, Lisboa. 1912. 8.º de 4-396 pag. B.
Catálogo hoje já bastante raro, especialmente rico em espécies bibliográficas da Guerra Peninsular, Camoniana, Judaica, Bibliografia, Jesuitismo, Inquisição, Biografias, Manuscritos, Tiragens especiais, etc.
“Esta livraria, forrageada pelo illustre bibliographo e bibliophilo, Annibal Fernandes Thomaz, encerra verdadeiras preciosidades, que o seu inexgotavel thesouro de paciencia soube reunir. Foi um dos mais eruditos dos nossos tempos. Camillo Castello Branco conceituava-o de «versadissimo n’estas materias de archeologia litteraria». Colleccionava tudo o que tinha valor. A sua livraria é ultra-rica em muitos ramos do saber humano. Peças raras, folhetos nunca vistos, curiosidades de um onteresse extraordinario, especialmente no que diz respeito a Portugal, ou que com Portugal se prendem, acham-se nas paginas d’este catalogo.
“Este leilão representa, pois, uma occasião unica, impossivel de tornar a repetir-se. A proveniencia da livraria é garantia mais do que sufficiente do seu estado. Todos sabem o cuidado extremo com que Annibal Fernandes Thomaz tratava os livros. Foram elles, durante muitos annos, uma fonte copiosa de informações para quasi todos os nossos homens de lettras. O seu possuidor prodigalizava os thesouros do seu saber, batendo á sua porta todos os que precisavam de conhecer algo das gerações passadas. Teve fortuna e viveu para os livros. Desandaram os tempos e encontrou n’elles o seu verdadeiro arrimo, desfazendo-se de algumas peças capitaes, a que ainda nas ‘Cartas Biblographicas’ se encontram referencias. Todavia não se vae assim uma livraria que levou mais de 40 annos a formar. D’isso é prova este catalogo, e passando os olhos por estas paginas, se verá que maravilhas ainda restam e que extraordinario homem era o seu possuidor!”.