VASCONCELOS (J. Leite de).- DE CAMPOLIDE A MELROSE. Relação de uma viagem de estudo (Filologia, Etnografia, Arqueologia). Imprensa Nacional de Lisboa. 1915. In-4.º de VIII-183-I págs. E.
Curiosa memória da viagem que o autor fez, “(…) com o intuito de melhor me habituar para o desempenho dos meus cargos publicos: visitei, assim, grande parte da Europa, desde a Hespanha até à Dinamarca, e desde a Escocia até à Grecia, e visitei no Norte de Africa o Egito. Em 1913 estive em França, pelça setima vez, e na Inglaterra, pela primeira: desejando S. Ex.ª o Sr. Ministro da Instrução Pública, D.or Antonio Joaquim de Sousa Junior, que eu lhe apresente um relatorio ou relação do que, no campo das minhas investigaçõrs, vi e observei nesta última viagem, vou aqui gostosamente, e tanto quanto eu puder, desempenhar-me do honroso encargo que me deu. (…) A razão do titulo está em que, sendo Campolide o bairro em que moro em Lisboa, e Melrose o ponto mais longinquo a que cheguei, eu fui, em verdade, de ‘Campolide’ a ‘ Melrose’.
Trabalho monográfico muito justamente estimado, ilustrado com estampas impressas à parte, de grande interesse para quantos de dedicam ao estudo da museologia e das antiguidades. Entre os seus capítulos destacamos: Biblioteca [Museu Britânco]; Sinagoga portuguesa [Londres]; Biblioteca Bodleiana [Oxford]; Abadia de Melrose; Professores e amigos do autor [Paris]; Dádivas deG. Fouju ao Museu Etnologico [Paris]; Museu da Sociedade dos Antiquarios [Poitiers]; Miscelanea portuguesa e hespanhola; Literatura portuguesa de Ceilão, etc.
Encadernação com lombada de pele, gravada com bonitos ferros fundidos a ouro. Conserva as capas da brochura, está carminado à cabeça, conservando as restantes margens intactas.