PACHEKO, ALMADA E «CONTEMPORÂNEA». Centro Nacional de Cultura – Bertrand Editora. [Fotocomposição, selecções e montagem: Espaço Dois Gráfico, Lisboa. Impressão e acabamento: Madeira & Madeira, Santarém. 1993]. In-4.º gr. de 345-I págs. B.
Do texto introdutório, «Propósito», de Daniel Pires: “O presente volume é constituído por quatro capítulos que nos facultam uma visão abrangente do projecto da «Contemporânea». «Perspectiva» constrói a memória do percurso existencial da revista, bem como o seu ‘back-ground’ cultural. Em «Dossier», publicam-se dois documentos desconhecidos dos críticos que nos permitem conhecer os vectores fundamentais e os meandros em que aquele periódico se movia: o programa e um «balanço»; é coligida a correspondência de e para José Pacheco, da qual se destacam as pungentes cartas de Mário de Sá-Carneiro; é feita, pela primeira vez, a reconstituição integral do diálogo – porventura monólogo – contundente em torno de que se polemizou a direcção da Sociedade Nacional de Belas-Artes; divulgam-se textos de intervenção que nos revelam a mundivivência de José Pacheco e o testemunho «vivido» de Almada. Em «Imagem», são apresentados os fac-símile do número-espécimen e do 1º Suplemento da «Contemporânea», marcos importantes da revista, que são de extrema raridade. Finalmente, em «Arquivo» reúnem-se as referências biblio-arquivísticas que suportaram a pesquisa realizada e sugerem novos pontos de partida, através de uma incursão no espólio de José Pacheco, do inventário da colaboração de Almada na «Contemporânea», dos índices onomástico e temático da revista e de uma bibliografia final.”
Colaboração de José-Augusto França, Cristina Azeredo Tavares, Maria Helena de Freitas, Fernando Guimarães, Lima de Freitas e Eduardo Lourenço.
Edição de grande qualidade gráfica, em bom papel couché e com inúmeras estampas a negro e a cores, nas páginas do texto e em folhas à parte, de que se destacam as reproduções fac-similares de todas as capas da «Contemporânea», retratos, desenhos, etc.